Graphic & Motion Designer
Los Angeles
PT-BREN


Sulamericana

Design de Tipos



Agradecimentos especiais ao meu Instrutor, Greg Lindy
Distinta e jovem, a Sulamericana é uma fonte que é não apenas uma homenagem ao Rio de Janeiro, mas a toda a América do Sul: do ponto mais ao sul de Ushuaia ao extremo norte da Floresta Amazônica, essa fonte representa as cores, as curvas e a energia do continente.

Essa tipografia é uma homenagem pessoal à minha terra e uma celebração mais ampla do caráter da América Latina.






A fonte une influências regionais com o design tipográfico contemporâneo. Suas curvas são inspiradas pela topografia natural do Brasil—particularmente pelas formas fluídas encontradas nas montanhas de Minas Gerais e pelas linhas da arquitetura do Rio de Janeiro. Embora esteja enraizada na estética brasileira, a tipografia foi criada para representar a energia e a diversidade da cultura latino-americana de forma mais ampla.





A fonte começou como um peso regular e evoluiu ao longo de quase um ano, quando desenvolvi a versão em negrito e refinei a estrutura geral. O resultado é uma tipografia versátil, com formas de letras limpas e geométricas que transmitem modernidade e expressividade. As proporções ampliadas da Sulamericana e suas ligaduras cuidadosas garantem legibilidade e funcionalidade em uma variedade de aplicações.



Algumas páginas podem ser retiradas como pôsteres, permitindo que o usuário leve um pedaço do design para casa. Inspirado pela cultura brasileira, o mostruário traz letras de músicas icônicas e palavras em português e espanhol, demonstrando a versatilidade da fonte nas línguas latinas.


O mostruário tipográfico da Sulamericana foi criado como uma experiência interativa, impresso em formato de jornal que convida o usuário a rearranjar as páginas e explorar as formas das letras sob diferentes ângulos. Com uma paleta de cores marcante, que inclui verde escuro, coral vibrante e amarelo suave, o mostruário reflete a energia do Brasil e da América Latina.






Através de suas formas de letras, a Sulamericana equilibra princípios de design contemporâneo com inspirações regionais. A tipografia captura a essência da vivacidade e do modernismo latino-americano. Sua energia jovem e abordagem fresca tornam-na adaptável a uma ampla gama de projetos.


Inspirados pela energia vibrante do Carnaval brasileiro, o conteúdo dos pôsteres referenciam as placas de vendedores ambulantes como "Beats 2 por 15" e celebram elementos icônicos como "A Garota de Ipanema," "Cachaça" e "Baianidade Nagô."


A Sulamericana é mais do que uma tipografia—é uma celebração das minhas raízes, um reflexo do espírito vibrante da América Latina e um testemunho do poder do design para comunicar cultura.



De volta ao início